Criar uma Loja Virtual Grátis
 
TRENS DE MINAS

Estrada de Ferro Vitória a Minas

 

 

Trem
 
 

A Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) opera o único trem de passageiros diário no Brasil e liga duas importantes capitais brasileiras: Vitória, no Espírito Santo, e Belo Horizonte, em Minas Gerais.

 

Em funcionamento desde 1907, o serviço incentiva o turismo e transporta cerca de um milhão de passageiros por ano com segurança e conforto. O trajeto percorre regiões de belas paisagens e importância histórica, passando por cidades coloniais às margens do Rio Piracicaba e do Rio Doce, em Minas Gerais, até chegar às praias do Espírito Santo. A viagem de 664 km dura aproximadamente 13 horas.

 

O trem tem carro lanchonete, carro restaurante, vagão exclusivo para portadores de necessidades especiais e ar-condicionado no carro executivo. Há serviço de bordo em todos os ambientes.

 

O percurso

 

Todos os dias, dois trens de passageiros circulam pela EFVM: um sai de Cariacica, na região metropolitana de Vitória, Espírito Santo, às 7h, e chega a Belo Horizonte, Minas Gerais, por volta de 20h10; o outro parte da capital mineira às 7h30 e encerra a viagem às 20h30.

 

A EFVM dispõe também de um serviço adicional que realiza o percurso entre as cidades de Itabira e Nova Era, ambas em Minas Gerais, e faz conexão com os dois trens da linha principal.​

​​​

Clique na imagem abaixo para visualizar o mapa interativo:

 



ESTAÇÃO PASSAGEM DE MARIANA

 

 

 

Estação Passagem de Mariana foi inaugurada em 1914. Por ela chegavam os víveres, equipamentos e produtos necessários ao funcionamento da Mina de Passagem, uma das maiores e mais antigas minas de ouro de Minas Gerais.

Agora, totalmente recuperada, a Estação é mais um dos elementos que compõem a rica paisagem do eixo ferroviário.

 

 

ESTAÇÃO DE OURO PRETO

 

 

A Estação de Ouro Preto é um complexo composto pelo antigo casarão que abrigava a estação ferroviária de Ouro Preto, por vagões fixos localizados nos arredores do prédio e pela Tenda Cultural da Estação.



ESTAÇÃO VITORINO DIAS

 

 

A Estação de Vitorino Dias foi inaugurada em 1914, atendendo às necessidades da Companhia Industrial Ouro-Pretana, fábrica de tecidos que funcionava a poucos metros da estação.

Em 2006, o espaço foi totalmente restaurado e incorporado ao eixo ferroviário do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale.